São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seminário discute o 'regionalismo aberto'

DA REDAÇÃO

Seminário discute o'regionalismo aberto'
As novas fronteiras da geopolítica e as oportunidades econômicas que elas criam serão debatidas no seminário "As Américas e o Pacífico: Cooperação ou Rivalidade?", na próxima segunda-feira, no auditório da Folha.
O evento é uma promoção conjunta da Sociedade Brasileira de Estudos sobre o Japão e o Pacífico (SBEJP) e do Instituto de Pesquisas em Relações Internacionais (IPRI), do Ministério das Relações Exteriores. Será realizado das 8h30 às 18h, com entrada gratuita.
O foco dos debates é o modelo que tem sido definido como "regionalismo aberto", uma combinação de globalização e formação de espaços econômicos regionais, segundo o coordenador do evento, Gilson Schwartz, presidente da SBEJP e articulista da Folha.
Participarão do seminário diplomatas, como os embaixadores Gelson Fonseca Jr. e Aaury Porto de Oliveira; pesquisadores, como Mitsuhiro Kagami, do Ministério da Indústria e Comércio Internacional do Japão e Carlos Moneta, do Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
"Fala-se cada vez mais de Mercosul, Nafta e mesmo de uma contraposição entre as Américas e o Pacífico, mas a própria Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou recentemente que ainda é baixa a informação sobre esses temas entre os próprios empresários", diz Schwartz.
As novas oportunidades de inserção da economia brasileira no comércio internacional, especialmente a partir do Mercosul, serão examinadas no seminário, que tem ainda o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Texto Anterior: Os ETs e o horário gratuito
Próximo Texto: Bradesco lança hoje seu cartão pré-datado; Ipem aplica multas a lojas de confecções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.