São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
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Neurolinguística ajuda a dominar comunicação

CLÁUDIA RIBEIRO MESQUITA
DA REPORTAGEM LOCAL

A programação neurolinguística (PNL) também pode ser usada como mais uma estratégia de negociação, já que seus princípios básicos são os da comunicação.
Dessa forma, pode ser mais eficiente contestar ou negar uma ordem superior, por exemplo, sem utilizar uma construção linguística negativa.
"Do ponto de vista tático, é sempre melhor dizer o que se quer do que negar o que não se quer", afirma a psicóloga Marília Reis, 43, que trabalha há oito anos com a neurolinguística.
Outro exemplo de eficiência comunicativa, segundo a PNL, é substituir a conjunção adversativa "mas" pela conjunção "e". Segundo Marília, o "mas" tem o poder de cancelar todas as considerações anteriores.
O profissional também pode abrir um canal de comunicação usando o "espelhamento", uma técnica da neurolinguística que baseia-se na identificação dos sistemas verbais de cada um.
As pessoas, de acordo com a psicóloga, trabalham em sistemas diferenciados –sinestésico, auditivo ou visual– e se expressam com palavras comuns a esses campos.
Ao identificar esses termos, a neurolinguística defende que é possível manter uma comunicação bem-sucedida utilizando o mesmo sistema do interlocutor. "Não se trata de imitação", alerta Marília.
Veja algumas palavras que aparecem nos três sistemas verbais:
Pessoas sinestésicas: sentir, amargor, agradável, toque, insensível, pânico, fácil, cansaço, pressão, pesado, firme, estresse, emocional, frio, quente, concreto, esforço.
Pessoas auditivas: ouvir, ruído, inaudível, fofoca, gritar, dizer, barulho, rumores, silêncio, opinar, perguntar, agudo, grave, som, sonoro, mudo.
Pessoas visuais: olhar, ver, brilho, luminoso, flash, observar, cristalino, fotografia, pintar, evidência, quadro, horizonte, aparência, apagar, claro, aspecto. (CRM)

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