São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supercreche funciona em horário flexível

MARIA SANDRA GONÇALVES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma das maiores preocupações de muitos profissionais é onde deixar os filhos durante a jornada de trabalho –que frequentemente se estende por mais de oito horas.
Em São Paulo, é possível encontrar alguns berçários com horários elásticos, que funcionam até 24 horas por dia.
Esse serviço deixa pais e mães livres para reuniões e jantares de negócios mesmo fora do horário comercial.
Criado em 1981, o Ponto Omega trabalha com períodos de até 12 horas e só deixa de funcionar 30 dias por ano: 20 dias em julho e 10 entre dezembro e janeiro (veja quadro abaixo).
"Reservamos esses dias para higienizar o local", explica a psicóloga e pedagoga Maria Guimarães Drumond Grupi, diretora da escola, que fica na zona oeste.
Diariamente a escola municia os pais com informações sobre o dia-a-dia dos filhos. São dados sobre alimentação, sono, medicação e alterações de comportamento.
A Prima Escola também trabalha com períodos mais longos. A instituição, na região sul da cidade, aceita crianças a partir de um ano de idade e segue com turmas até o primeiro grau.
"O ideal é que a criança esteja andando", explica a diretora Maria Angelina Brandão. A Prima Escola possibilita aos pais montar um horário com apenas dois ou três dias de estadia integral durante a semana.
24 horas por diaA flexibilidade dos serviços oferecidos pelos berçários permite que até mesmo pequenas viagens de trabalho sejam programadas.
O Pan-American Institute, por exemplo, funciona 24 horas por dia, também na zona oeste de São Paulo.
A pedagoga Roberta Lahóz, 27, diretora da Pan-American, explica que idéia é oferecer um serviço de conveniência. "Temos períodos de 6 ou 12 horas, mas eles podem ser estendidos", afirma.
É possível acionar os serviços do berçário a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente do período em que a criança está matriculada.

Texto Anterior: Boa formação compensa falta de experiência, diz consultora
Próximo Texto: Criança pode 'trocar' pais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.