São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mundial de basquete tem decisão hoje

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A TORONTO

O 12º Campeonato Mundial Masculino de Basquete aponta seu campeão esta tarde no SkyDome, em Toronto, Canadá.
As equipes dos EUA ("Dream Team 2"), Croácia, Rússia e Grécia decidem as medalhas de ouro, prata e bronze.
Nas semifinais, ontem à noite, os norte-americanos jogariam contra os gregos e os croatas contra os russos. Os vencedores se enfrentam hoje às 16h locais (17h de Brasília), logo após a preliminar entre os perdedores.
Os EUA, liderados pelo astro Shaquille O'Neal mostram sua arte no Skydome esta tarde.
A Europa também coloca na quadra suas estrelas, os croatas Toni Kukoc e Dino Radja, os russos Babkov, Fetissov, Kissourin, e os gregos Fassoulas e Giannakis.
Os quatro times ratificaram o favoritismo que tinham quando iniciaram a competição.
O domínio do "Dream Team 2" foi tão marcante que provocou polêmica sobre a decisão de incluí-los no Mundial.
As opiniões se dividem. Alguns, como o técnico espanhol "Lollo" Sainz, que anos atrás era favorável à abertura para a NBA, mudaram de opinião depois de ver a superioridade do "Dream Team" de Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson (o time tinha um universitário, Christian Laettner), campeão olímpico, e o "Dream Team 2" neste Mundial.
Seu colega argentino, Guillermo Vecchio, acredita que os jogadores da NBA motivam e ajudam no crescimento do basquete
No Mundial de 90, na Argentina, o título ficou com a então Iugoslávia que, na final, venceu a extinta URSS, por 92 a 75.
O mapa-múndi mudou, mas o Mundial nem tanto. A decisão tem o "Dream Team 2", Croácia (que pertencia à Iugoslávia), Rússia (que formava a URSS) e a Grécia, país onde o basquete é popular.
Equipes prováveis para o início dos jogos hoje: EUA - Shaquille O'Neal, Kevin Johnson, Reggie Miller, Shawn Kemp e Joe Dumars; Croácia - Toni Kukoc, Stojan Vrankovic, Dino Radja, Arijan Komazec e Vladan Alanovic; Rússia - Sergei Babkov, Sergei Bazarevich, Andrei Fetissov, Yevgeni Kissourin e Mikahail Mikhailov; Grécia - Fanis Christodoulo, Christos Tsekos, Panagiotis Fassoulas, Panagiotis Giannakis e Giorgos Sigalas.

Texto Anterior: Emerson tenta quarta vitória em Mid-Ohio
Próximo Texto: Brasil pode sofrer uma reformulação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.