São Paulo, domingo, 14 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Brasil pode sofrer uma reformulação

EDGARD ALVES
DO ENVIADO A TORONTO

A seleção brasileira masculina, que fez a sua pior campanha em um Mundial, vai ter pouco tempo para resolver seus problemas.
O time disputa, em agosto de 95, o Torneio Pré-olímpico das Américas, na Argentina. É preciso decidir se fica a atual comissão técnica, dirigida por Ênio Vecchi.
O torneio de basquete da Olimpíada de Atlanta-96 terá apenas 12 equipes. Além dos EUA, país-sede, três outras vagas serão disputadas pelos países das Américas.
Argentina, Canadá, Porto Rico, México, Venezuela, Cuba, República Dominicana, Panamá e Brasil são as principais forças do torneio. Além da Argentina, que joga em casa, com apoio da torcida.
"Nosso basquete está fora das Olimpíadas há 42 anos. Vamos lutar para voltar", afirmou o técnico argentino, Guillermo Vecchio.
Para a Olimpíada de 92, em Barcelona, o Pré-olímpico das Américas foi realizado pouco antes, após o término da temporada da NBA. Era a primeira vez que profissionais iriam à Olimpíada.
A Fiba (Federação Internacional de Basquete) não gostou da experiência e agora quer os times olímpicos definidos um ano antes.
Coincidentemente, é no Canadá que o Brasil fez sua pior campanha em Mundiais. Em sete jogos perdeu seis (China, EUA, Alemanha, Angola e duas vezes para a Espanha) e ganhou de Cuba.
A despedida do time no torneio estava programada para ontem à noite, quando enfrentaria a Alemanha na definição do 11º. Nos 11 Mundiais anteriores, a pior colocação brasileira tinha sido o oitavo posto na Colômbia, em 82.
Sexta-feira, nas semifinais do torneio de consolação o Brasil perdeu pela segunda vez para a Espanha, por 90 a 85.

Outros resultados do torneio de consolação: Coréia 75 x 71 Angola, Egito 69 x 54 Cuba e Argentina 85 x 71 Alemanha. As decisões desse torneio estavam programadas para ontem à noite: Angola x Cuba (15º/16º lugares), Coréia x Egito (13º/14º), Brasil x Alemanha (11º/12º) e Espanha x Argentina (9º/10º).
Resultados da última rodada das quartas-de-final: Croácia 81 x 55 Grécia e EUA 111 x 94 Rússia.

Texto Anterior: Mundial de basquete tem decisão hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.