São Paulo, terça-feira, 16 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Queda do preço reduz plantio

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A menos de dois meses do início do plantio da safra 94/95, o setor de soja enfrenta sérios problemas como a defasagem cambial (o país é o segundo maior exportador mundial do produto) e a queda de preços internacionais.
Na última estimativa do USDA, divulgada na quinta-feira passada, a safra norte-americana foi acrescida de 3,5 milhões de t em relação as 58,6 milhões de t estimadas há um mês.
"O preço da soja está em queda há dois meses e a causa principal é a recuperação da safra dos EUA", diz Flávio de França Júnior, analista da agência Safras.
Toni Silva, analista da Cotriguaçu (Cooperativa Central Regional Iguaçu), diz que a soja da safra 93/94 está cotada a US$ 10,20 a saca. "Há um ano, o preço era de US$ 12,00", diz Silva.
A primeira consequência já pode ser sentida. A Abiove (Associação Brasileira da Indústria de Óleo Vegetal), que previa aumento de 5% sobre os 11,5 milhões de hectares plantados nesta safra, já não fala em incremento de área.
"A área pode ter uma pequena redução", diz Raul Paulo Costa, presidente da Abiove.
O setor trabalha com duas possibilidades. Na região Centro-Oeste, a área deve cair, enquanto na Sudeste parte da soja será ocupada pelo milho. (SB)

Texto Anterior: "Soja verde" perde valor na safra 95
Próximo Texto: Lideranças criticam plano da safra 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.