São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
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Fantasma de Jânio ; Idas e vindas ; Planalto dividido ; Superproteção ; Débito em conta ; Aliados ; Certeza da vitória ; Ralo

Fantasma de Jânio
Uma das razões para o recuo de FHC na decisão de evitar os debates foi a preocupação de conter a expectativa de vitória já no 1º turno. Se ela não ocorrer, a vitória pode virar derrota. É a síndrome de sentar na cadeira antes da hora.

Idas e vindas
Já anteontem FHC e sua assessoria não se entendiam sobre os debates. Ele disse que o debate "não tem importância popular ou política" e a assessoria publicou anúncio em que o candidato chamava de "essenciais" os debates.

Planalto dividido
Apesar de Itamar ser a favor, desde a eleição de Collor, dos debates ainda no 1º turno, não foram unânimes no Planalto as opiniões sobre a ameaça de FHC de não debater. Alguns ministros apoiaram a primeira decisão do tucano.

Superproteção
Um argumento usado por aliados de FHC para explicar a primeira decisão de não ir ao debate ontem foi o boato de que Quércia provocaria um bate-boca com o tucano e tumultuaria o evento. Queriam proteger o candidato.

Débito em conta
O recuo da decisão de evitar debates agitou o jogo de poder dentro da campanha de FHC: o erro foi creditado a Sérgio Motta e deu força aos tucanos que acham exagerada sua influência nas decisões sobre estratégia política.

Aliados
Roberto Freire (PPS-PE) acha que não dá para Lula comparar FHC a Fernando Collor. "Os grupos políticos são os mesmos, mas FHC não está envolvido em corrupção", afirma Freire. Em tempo: o deputado apóia o petista.

Certeza da vitória
Até FHC recuar na decisão de evitar os debates, o PT atirou no tucano. Coordenador do grupo de acompanhamento da campanha de Lula, Emir Sader resumiu: "O Fernando tirou o tênis com que fazia campanha e pôs salto alto".

Ralo
Assessores de Itamar estão de posse de um estudo do Banco do Brasil mostrando a transferência de recursos do governo para os portadores de títulos federais via juros. Este ano já foram US$ 8 bi. O recorde é de 89: US$ 26 bi.

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