São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divisão por escolaridade

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
EDITOR DO PAINEL

Apesar de ter experimentado uma queda brusca nas três faixas de escolaridade do eleitorado, é entre os eleitores que estudaram até o 1º grau que Lula ainda tem uma desvantagem menor em relação a FHC: três pontos percentuais.
O tucano sente dificuldades para crescer nesta faixa. Em maio, ele tinha só 14% das intenções de voto. Subiu para 22% no começo de julho e saltou para 33% na pesquisa de 8 e 9 de agosto.
Comparado aos resultados entre os eleitores com 2º grau ou curso superior, seu desempenho fica muito aquém. Nestas faixas, FHC tinha 25% e 23% (respectivamente) em maio, subiu para 31% e 33% em julho e começou agosto com 42% e 45%.
A diferença menor entre os eleitores com 1º grau explica-se pelo perfil dos eleitores dos dois candidatos. O eleitorado cativo do tucano, de onde ele partiu para a arrancada das últimas semanas, ganha mais de 10 salários mínimos e mora em grandes cidades, principalmente na região Sudeste. O do petista é quase que o oposto.

Texto Anterior: NO ESTADO DE SÃO PAULO, LULA TEM
Próximo Texto: Política trocou conspiração por marketing
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.