São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transplante ajuda a curar câncer

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A medula fica no interior dos ossos e é responsável pela produção dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Todo o sistema imunológico do organismo depende dessa produção.
Segundo Dalton Chamone, cerca de 80% dos doentes que necessitam de transplante de medula são vítimas de leucemia. No Brasil, surgem de 200 a 500 novos casos da doença por ano.
Anemias aplásticas e outras doenças tumorais também atacam a medula. Quando o transplante é necessário e o doador localizado, o paciente recebe grande carga de quimioterapia que detrói a medula.
O líquido colhido do doador é então injetado na veia do paciente e as células-mãe buscam ocupar o local da antiga medula. "O paciente ficará internado por 40 dias, até a célula pegar", diz Chamone.
Os transplantes de medula são também utilizados em cânceres como os de mama e de testículos. A carga de radiação que elimina o câncer destrói também a medula.
O transplante acaba sendo o caminho mais curto para a cura da doença.(AB)

Texto Anterior: COMO É O TRANSPLANTE
Próximo Texto: Doação é indolor, diz médico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.