São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esgoto não é tratado em 59% das maiores cidades do país, diz pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais da metade dos 200 maiores municípios do Brasil não têm estação de tratamento de esgoto, segundo pesquisa nacional realizada pela empresa de auditoria Price Waterhouse.
A pesquisa, feita entre dezembro de 93 e março de 94, aponta que apenas 74,5% dos 200 maiores municípios têm estação de tratamento de água. Só 41% têm tratamento de esgoto.
Dados do Censo de 1991 mostram que a região Sudeste é a que tem melhores condições de saneamento básico.
Nela, 90% dos domicílios têm água encanada e 74% estão ligados à rede geral de esgoto.
O Nordeste é a região com maiores problemas de saneamento. Apenas 46% dos domicílios têm água encanada e só 24% são ligados a rede de esgoto.
Apesar desses dados, a pesquisa da Price concluiu que vem crescendo a preocupação dos municípios com a questão do controle ambiental.
Em 46% das cidades, os programas estão à espera de financiamento e em 44%, em fase de implantação.
Segundo Paulo Michael Vanca, 50, sócio-diretor da Price, isso mostra que a questão ambiental é uma preocupação recente dos municípios.
"A população tem exercido cada vez mais pressão por medidas de controle ambiental. E isso contribuiu para mudar a postura tanto das empresas quanto dos governos municipais", afirma Vanca.

Texto Anterior: Semab divulga locais da coleta
Próximo Texto: Senadores debatem código de trânsito ; Monge é acuado de assédio sexual no Rio ; Assalto na Barra da Tijuca deixa 3 mortos ; Polícia identifica grupo acusado de sequestro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.