São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994 |
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Trabalhos foram realizados por curadores
IRINEU FRANCO PERPETUO
Uma exceção foi a crítica de arte Lélia Coelho Frota. Embora o curador da exposição seja Haruyoshi Ono, Frota foi escolhida pelo próprio Burle Marx para escrever "Burle Marx: Paisagismo no Brasil". "O trabalho já estava em andamento quando Burle Marx morreu. Tive que modificar o final", afirma Lélia. Já o livro sobre design gráfico teve uma espécie de autoria coletiva. A curadoria da exposição é do núcleo de desenho industrial da Fiesp. O texto final não foi escrito por um especialista em design gráfico, mas por um jornalista –que utilizou textos de designers citados no trabalho. A idéia é caracterizar o design gráfico brasileiro contemporâneo. "É uma espécie de exposição-portfólio, que destaca a utilização do humor, das cores e das novas tecnologias no design brasileiro de hoje." No caso do pesquisador, historiador e jornalista Jurandyr Noronha, autor de "Pioneiros do Cinema Brasileiro", o livro tem forte componente pessoal, já que grande parte das fotos utilizadas são do arquivo particular do autor. Na Alemanha, a obra foi lançada simultaneamente a um ciclo de cinema mudo brasileiro. Para o lançamento no Brasil, Noronha propõe um ciclo diferente. "Aqui no Brasil houve o movimento dos chamados 'falantes e cantantes', fenômeno único na cinematografia mundial. Poderíamos fazer um ciclo destes no Rio." Nas projeções dos "falantes e cantantes", de acordo com denominação utilizada pela imprensa da época, músicos, atores e atrizes atuavam atrás de uma tela transparente, de maneira que lhes fosse possível ver o que seria necessário "dublar". Era empregada toda uma parafernália para os ruídos. Os atores chegavam a utilizar enormes megafones para serem escutados em toda a sala de projeção. (IFP) Texto Anterior: Frankfurt edita coleção de arte brasileira Próximo Texto: A BRASILIANA DE FRANKFURT E OS EVENTOS PARALELOS Índice |
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