São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Lexikon" identifica erros

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para escrever sem errar e não ter que folhear dicionários impressos e manuais de gramática, a dica é apelar para outros recursos.
O "Aurélio Eletrônico 1.3" (R$170) é uma excelente ferramenta. Não só verifica o significado de palavras como a grafia correta.
A Nova Fronteira (tel. 021 286-7822) aumentou o poder desse programa ao lançar o corretor ortográfico "Lexikon", também disponível em livrarias e lojas de informática, por R$ 73. Funciona somente dentro do "Aurélio Windows 1.3".
Você deixa o "Aurélio" ativo na tela e ao terminar seu texto, aperta as teclas "Ctrl", "Shift" e "P". Dessa forma entra direto no corretor e dá início à revisão.
Antes de iniciar a correção é preciso "avisá-lo" qual processador de textos usa. Por enquanto, "Lexikon" só aceita trabalhar com o "Write 3.1" e versões dos editores da Lotus, Microsoft e WordPerfect.
O corretor identifica palavras sem acento, verbetes com letras repetidas ou trocadas, até substantivos, adjetivos e verbos flexionados.
O destaque fica para a identificação de palavras homógrafas (vocábulos com a mesma grafia e significados diferentes).
Como os editores de texto não trazem corretores ortográficos confiáveis, sem dúvida os dois programas são um bom investimento. (Marijô Zilveti)

Texto Anterior: 'Carta Certa' tem correção parcial
Próximo Texto: Feira terá CD-ROM de Jorge Amado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.