São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher vive na Venezuela

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O terrorista Illich Ramírez Sánchez, conhecido como Carlos, o Chacal, está separado de sua mulher, Magdalena Kopp, disse ontem a mãe dela, Rosina Kopp.
Rosina diz que Magdalena mora na Venezuela com a filha de oito anos, Rosa, desde 1991.
Filha de Carlos, Rosa "fala inglês, espanhol e um pouco de alemão", diz Rosina, que têm se comunicado regularmente com a filha nos últimos três anos.
"Por seis anos eu não tive notícias dela, mas desde que ela encontrou um lugar permanente para ficar, em 1991, ela tem me telefonado de tempos em tempos".
Segundo sua mãe, Magdalena Kopp não se comunicou antes porque mudava muito de endereço. A última vez que Rosina viu sua filha foi em setembro de 1985.
Naquele ano, ela tinha acabado de cumprir pena de três anos na França e passou dez dias com a mãe em Neu Ulm (sul da Alemanha), antes de desaparecer.
Integrante do grupo rebelde alemão Fração do Exército Vermelho, Magdalena conheceu Carlos em Berlim Oriental nos anos 70.
Na época, ela era namorada de Johannes Weinrich, cúmplice alemão do Chacal. O grupo tinha apoio do serviço secreto da hoje extinta Alemanha Oriental.
Filha de um funcionário do Correio, Magdalena foi criada em Neu Ulm (100 km a oeste de Munique) e mudou para Berlim Ocidental na década de 1970.
Na cidade ela estudou fotografia e participou de protestos da esquerda. Mais tarde, ela se filiou à Fração do Exército Vermelho.
Magdalena foi presa em Paris em 1982 com 5 kg de explosivos. Julgada, ela foi condenada a quatro anos de prisão.
Sua prisão e condenação levou o Chacal a realizar ataques a bomba em Paris e Berlim para tentar conseguir sua libertação.
Uma dinamarquesa, que afirma ter tido um relacionamento amoroso com o Chacal, disse ainda temer o terrorista. Aos 40 anos, ela está casada e trabalha como motorista em Copenhague.

Texto Anterior: Advogado acusa Sudão de drogar terrorista
Próximo Texto: Irmão de vítima elogia a polícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.