São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sul do país mistura lagos com vulcões

TARCÍLIO DE SOUZA BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma das mais atraentes viagens no sul do Chile inicia-se em Puerto Montt, terminando em San Carlos de Bariloche, na Argentina. Na saída, o visitante tem a visão do lago Llanquihue, com o vulcão Osorno ao fundo. Próximo está o majestoso vulcão Cabulco.
Chalés de madeira, jardins floridos e campinas extensas com flores silvestres orlam o lago. Passando por Villa la Ense¤ada, entra-se no Parque Nacional Vicente Perez Rosalez, onde se encontram os saltos de Petrohué.
Correntes de água provenientes do degelo se espremem nas pedras com estrondo. Vislumbra-se a cor esmeralda da água do lago Todos Los Santos.
A viagem prossegue até Peulla, a poucos quilômetros da fronteira argentina. A frente, o Cerro Tronador, que divide o Chile com a Argentina, mas é o Cerro Pontiagudo o mais admirado, por sua forma enrrugada e retorcida.
Os cinco lagos estão adornados de vegetação típica de clima frio, como alerces, lengas, lingos. Nas águas abundam trutas e salmões.
A volta do Llanquihué situam-se as pequeninas cidades de Puerto Varas, Frutillar e Puerto Octay, de influência alemã.
Chegando em San Carlos de Bariloche, vê-se o lago Nahuel Huapi.

Texto Anterior: Gêiser do Tatio borbulha a 4.300 metros
Próximo Texto: Outubro é melhor época para viagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.