São Paulo, sexta-feira, 19 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostras percorrem história da fotografia

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No dia em que a fotografia comemora 155 anos de existência, as exposições em cartaz na cidade parecem seguir a cronologia de seu desenvolvimento, retratando seu estímulo aos movimentos artísticos de sua época.
O anúncio oficial de sua invenção foi feito em 19 de agosto de 1839, pela Academia de Ciências de Paris, atribuindo a Louis Daguerre (1787-1851) a criação do processo.
Retratando este período, a coleção da imigração alemã na Pinacoteca mostra uma documentação original sobre os índios da Amazônia, feitos em 1860 por A. Frish. Na mesma mostra, Augusto Stahl e Leusinger Lindmann demonstram o modismo dos cartões postais, com as paisagens urbanas e sociais do Brasil.
A vertente extravagante da fotografia na década de 20 pode ser conhecida através da coleção da Bauhaus, no Masp, que reúne artistas europeus em busca de novas interpretações para as imagens.
O destaque é Lázló Moholy-Nagy (1895-1946), que explorou o grafismo, realizou colagens e recriou a composição.
A visão construtivista e a fotografia não-realista da década de 40 está presente na obra de Geraldo de Barros, no MIS, pioneiro dessa linguagem no país (veja crítica nesta página). Entre 1948 e 1951, Barros adotou procedimentos de manipulação, implantando questões gráficas e estéticas.
Na coletânea Masp/Pirelli, no Masp, a fotografia é observada em seus diversos aspectos, abrangendo trabalhos entre os anos 60 e 90. Os 14 fotógrafos mesclam fotojornalismo, pesquisas de imagens e ensaios pessoais. Entre eles, Cláudia Jaguaribe, David Zingg e Anna Mariani.
O destaque é Mário Cravo Neto, que retrata o homem primitivo baiano. Seus gestos e os objetos evidenciam a cultura negra e seu sincretismo religioso.
Entre os temas atuais, Patrick Altman aborda a ecologia, mostrando parques e jardins que sobrevivem à poluição dos grandes centros urbanos. A capital paulista está presente na coleção "Luzes na Cidade", que apresenta a cidade em diversas épocas, e nas fotos de Emídio Luisi sobre o Hospital Central de São Paulo.
Para os próximos meses, a programação traz muitas atrações, como a fotografia no século 19 e as imagens panorâmicas de São Paulo, por Juca Martins. Também poderão ser vistas as paisagens de Araquém Alcântara e a fotografia trabalhada com outras linguagens, como as artes plásticas (veja quadro na página).

LEIA MAIS
sobre os 155 anos da fotografia à pág. 5-8

Texto Anterior: Brandon Lee encarnasombras em 'O Corvo'
Próximo Texto: AS ATRAÇÕES NA CIDADE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.