São Paulo, sexta-feira, 19 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brandon Lee encarnasombras em 'O Corvo'

GABRIEL BASTOS JUNIOR
DA REPORTAGEM LOCAL

Brandon Lee encarna sombras em 'O Corvo'
Filme: O Corvo (The Crow)
Diretor: Alex Proyas
Elenco: Brandon Lee, Ernie Hudson
Salas: Marabá, Center Norte 1, West Plaza 3 e circuito
"O Corvo" ficou famoso por ter sido concluído mesmo depois da morte de Brandon Lee, que levou um tiro de verdade durante a gravação de uma cena.
Impossível saber qual, já que seu personagem leva bala o filme inteiro. Em uma sequência, mais de dez pessoas descarregam sua munição em cima dele.
Brandon (de "Massacre no Bairro Japonês") faz Eric Draven, um jovem roqueiro bom-moço que foi violentamente assassinado na véspera de seu casamento.
Ele volta ao mundo dos vivos para se vingar, guiado por um corvo. A morte dá a Eric um estranho senso de humor, além é claro, da capacidade de enfrentar balas, entre outros truques.
Daí, a história se torna um maravilhoso desfile de clichês, digno dos bons e inverossímeis filmes de ação, com inevitáveis perseguições de carros e explosões.
Brandon convence não só como vingador –o que era esperado do filho de Bruce Lee–, mas também como roqueiro "sex-symbol" apaixonado. Como ator, parecia ter mais possibilidades que o pai, que exatos 20 anos antes, também morreu sem muita explicação.
Maldições à parte, o filme tenta, entre tiros e correrias, manter o clima pesado e escuro da história em quadrinhos original. Reza a lenda que seu autor –James O'Barr– a criou depois de ter ele mesmo sofrido uma grande perda.
Visualmente a adaptação para o cinema foi bem fiel. No roteiro, algumas alterações foram necessárias, para "enquadrar" melhor o filme nos padrões de Hollywood. O final também foi mudado, para respeitar o clima de suspense obrigatório em filmes do gênero.
Em alguns momentos o diretor Alex Proyas (em seu longa de estréia) segura o ritmo carregando nos "flashbacks" que, verdade seja dita, também estão no gibi. Talvez porque Brandon não chegou a filmar até o fim. Mas o provável é que a intenção fosse manter o clima pesado.

Texto Anterior: Bianchi disseca dor em 'A Causa Secreta'
Próximo Texto: Mostras percorrem história da fotografia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.