São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

FHC, com 41%, pode ganhar já no primeiro turno; Lula cai para 24%

FERNANDO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

O candidato a presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tem 41% das intenções de voto e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 24%.
Segundo pesquisa Datafolha, essa vantagem de 17 pontos percentuais –ainda que na margem de erro– dá a FHC a possibilidade de ganhar no primeiro turno.
A pesquisa foi realizada nos dias 16, 17 e 18 deste mês. Foram entrevistados 10.459 eleitores em todos os Estados da Federação, incluindo as capitais.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Isso significa que FHC pode ter 43% ou 39%. Os percentuais de Lula podem variar de 22% a 26%.
Para ganhar a Presidência da República no primeiro turno, dia 3 de outubro, um candidato tem que obter 50% mais um de todos votos considerados válidos.
Os votos válidos são aqueles dados aos candidatos. Não são considerados válidos os votos brancos e nulos. Por isso, os 41% de FHC representam uma possibilidade de vitória no primeiro turno.
Para se compreender melhor, é preciso somar as intenções de voto coletadas pelo Datafolha para todos os candidatos.
Somados, os sete candidatos ainda no páreo têm 81%. Esses são os votos válidos.
Como FHC tem mais pontos percentuais do que todos os seus adversários juntos –41% contra 40%–, a pesquisa permite projetar uma eventual vitória sua no primeiro turno.
Mas essa projeção deve ser vista com três ressalvas:
1) Vale apenas para os dias nos quais foi realizada a pesquisa;
2) Está dentro da margem de erro do levantamento;
3) Depende de como se comportarão os eleitores indecisos.
Os indecisos, se distribuídos na mesma proporção das intenções de voto, não alterariam a hipótese de FHC ganhar no primeiro turno.
A pesquisa anterior havia sido realizada nos dias 8 e 9 passados. Em uma semana, FHC subiu cinco pontos, de 36% para 41%.
Lula caiu na mesma proporção da alta de FHC: de 29% para 24%. A vantagem do tucano sobre o petista cresceu, em uma semana, de 7 para 17 pontos percentuais.
Os outros
Enquanto FHC sobe e Lula segue caindo, os outros candidatos consolidam um alijamento total da disputa pelo Palácio do Planalto.
Orestes Quércia (PMDB), Leonel Brizola (PDT) e Esperidião Amin (PPR) têm 5%, 5% e 2% cada, respectivamente.
Entre esses microcandidatos, a surpresa fica por conta de Enéas Carneiro (Prona). Ele obteve 4%, exatamente o dobro da taxa de Esperidião Amin.

Próximo Texto: FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.