São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula aponta 'corrupção ideológica'

EUMANO SILVA
ENVIADO ESPECIAL A RECIFE (PE)

O candidato do PT a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem que o eleitor está sendo vítima de "corrupção ideológica" por parte dos grupos políticos que apóiam a candidatura de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Lula referia-se ao uso político do Plano Real na campanha de FHC. Na opinião do candidato do PT, a população está sendo enganada com propaganda que o governo e os meios de comunicação estariam fazendo do real.
As declarações de Lula foram dadas em entrevista concedida à TV Jornal, filiada do SBT em Recife (PE). Ele passou a manhã em Recife e à tarde viajaria para o Rio de Janeiro.
Em outra entrevista, dada à Rádio Jornal, Lula afirmou que o PFL "empurrou um sapo sem barba" pela garganta de FHC. O candidato do PT referia-se à indicação do senador Marco Maciel (PE) para vice de FHC.
Lula disse ainda que seu comício anteontem em Recife foi um "oxigênio" para sua campanha. Foi o maior comício de Lula até agora. Segundo a Polícia Militar e os organizadores, havia 10 mil pessoas no comício, realizado na praça do Carmo.
O comício foi considerado um sucesso pela assessoria de Lula. O principal motivo do grande número de pessoas foi o fato de o comício ter sido organizado pelo candidato a governador pelo PSB, Miguel Arraes.
Em todas as suas campanhas eleitorais, Arraes faz grandes concentrações em Recife. Ele já governou Pernambuco por duas vezes.
Perguntado sobre os efeitos de um aumento do salário mínimo às vésperas da eleição na campanha de FHC, Lula respondeu que "o povo brasileiro não venderá seu voto em troca de cinco moedas".
O radialista Fonseca Júnior perguntou também a Lula se ele não tinha medo de levar um tiro na campanha que faria ontem pelas favelas do Rio de Janeiro. "Não tenho preocupação com tiro, meu corpo foi fechado por Deus", respondeu o candidato do PT.

Texto Anterior: Sepúlveda diz que voto não é moeda de favor
Próximo Texto: Quércia é um dos que mais sujam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.