São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC ultrapassa Lula no país inteiro

FERNANDO RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) está à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em todas as regiões do país na disputa pelo Palácio do Planalto.
A vantagem do tucano foi constatada em pesquisa Datafolha realizada nos dias 16, 17 e 18 deste mês, em todos os Estados da Federação e 256 cidades.
É a primeira vez que FHC fica à frente de Lula em todas as regiões.
Na pesquisa anterior, feita nos dias 8 e 9 passados, o petista mantinha a frente no Nordeste, ainda que na margem de erro do levantamento –que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Agora, FHC abriu diferenças acima da margem de erro em todas as regiões. A maior vantagem tucana (24 pontos percentuais) está nas regiões Norte e Centro-Oeste.
No Nordeste, FHC subiu cinco pontos em uma semana, de 33% para 38%. No mesmo período, Lula caiu seis pontos, de 34% para 28%. A diferença entre os dois é de dez pontos percentuais.
No Sudeste, onde está o maior percentual de eleitores do país (44,58%), FHC tem 22 pontos de vantagem sobre Lula.
No Sul, a diferença é de 12 pontos. Uma semana antes, os dois candidatos estavam empatados tecnicamente na margem de erro.
A amostragem deste levantamento do Datafolha não permite a análise dos resultados por Estados.
Uma tendência já demonstrada na pesquisa anterior também se consolidou agora. FHC saiu do empate técnico e ultrapassou Lula entre os eleitores mais pobres.
Segundo o Datafolha, 40% dos pesquisados que ganham até cinco salários mínimos por mês vão votar em FHC. O percentual cresceu sete pontos em uma semana.
Lula caiu seis pontos entre os mais pobres, de 30% para 24%.
Segundo turno
No caso de haver segundo turno, Fernando Henrique e Lula seriam os finalistas. O tucano venceria com 55% dos votos contra 32% do adversário petista.
No início do mês, essas taxas eram de 51% a 37%, também com vitória de FHC.
Esse hipotético segundo turno teria, ainda, 7% de votos brancos ou nulos. Outros 6% responderam ao Datafolha que não saberiam em quem votar.
Os eleitores também foram perguntados sobre quem acreditam será o vencedor a eleição.
Para 53% dos pesquisados pelo Datafolha, Fernando Henrique vai ganhar o cargo de presidente da República.
O percentual de eleitores que acreditam em Lula no Planalto é de 24%. No início de junho, 56% dos pesquisados acreditavam que o petista venceria a disputa.
A militância petista parece abalada com a queda de seu candidato nas pesquisas: 28% dos eleitores de Lula acham que o vencedor da eleição será o tucano Fernando Henrique.

Texto Anterior: Desgaste desnecessário
Próximo Texto: Entenda como é feita a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.