São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quero a faca de volta, Lorena!

MOACYR SCLIAR
"EU QUERO A FACA DE VOLTA, LORENA.

Eu sei que você pretende ficar com ela. Você a transformou numa relíquia valiosa do qual não será difícil tirar proveito. Você pode, por exemplo, vendê-la, a um museu, onde ela será exibida junto à guilhotina que decapitou aquele rei –como é mesmo o nome?– mas despertando muito mais atenção.
Você pode patenteá-la, sob a designação de 'Faca para castigar maridos' ou outra qualquer. Você pode até colocá-la num templo ou santuário, onde milhares de admiradoras suas virão para reverenciar o que sem dúvida se transformará num eloquente objeto do desejo.
Mas você não tem direito a fazer nada disso, Lorena. A faca é minha e eu a quero de volta.
Em primeiro lugar, paguei por ela. Isto pode não lhe dizer muito, mas já que não vamos mais viver juntos e temos de proceder a uma separação dos bens, eu, como cônjuge mais obviamente prejudicado, exijo: a faca é minha. Com o resto –os móveis, o freezer, o telefone– você pode ficar. Mas a faca é minha.
Você pode perguntar o que eu farei com a tal faca, Lorena. Será que eu, tomado de indignação, a jogarei ao mar? Ou será que, ao contrário, passarei meus dias a olhá-la, meditando sobre a minha intrínseca violência?
Nada disto, Lorena. Sabe como vou usá-la?
Como faca de cozinha, Lorena. Esta será a minha deliciosa vingança: usarei a faca que você transformou num instrumento de sua raiva como um simples utensílio doméstico. Com ela, prepararei os meus próprios pratos. Por exemplo: picadinho au gratin. Você conhece: Toma-se um quilo de filé mignon, e, com uma faca, repito, com uma faca, corta-se os pedaços pequenos. Depois...
Não vem ao caso. O que eu quero lhe mostrar é que posso fazer mil coisas com a faca. Mas antes de mais nada, Lorena, eu a quero de volta. Do contrário... Bom, você já sabe. Seu, John Bobbitt."

Texto Anterior: Direito se materializa em cada mapa
Próximo Texto: Liquidação conjunta em 12 shoppings oferece descontos de 5% a até 50%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.