São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Início deve ser em setembro

A Receita Federal informou que o primeiro lote das restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física estará disponível nos bancos a partir do dia 12 de setembro.
Os contribuintes serão notificados pelo correio entre os dias 1º e 10 de setembro.
A correção da Ufir está suspensa para impostos e contribuições federais recolhidos dentro do prazo normal de vencimento, mas vale para as restituições.
A atualização pelo valor mensal da Ufir deverá ser relativamente pequena, pois a inflação está próxima de zero. O contribuinte que não estiver necessitando do dinheiro, porém, poderá esperar para fazer o saque no início de outubro e receber um valor um pouco maior.
O processo de devolução dará prioridade às 979 mil declarações entregues em disquete. Destas, 360 mil têm imposto a receber, 284 mil imposto a pagar e as 335 mil restantes, isenção. No total, foram entregues este ano cerca de 6 milhões de declarações.
O secretário da Receita Federal, Sálvio Medeiros Costa, havia anunciado o início da restituição para agosto. Justificou o adiamento para setembro com dificuldades na assinatura de contrato com o Serpro (Serviço de Processamento de Dados), que processa as declarações do IR.
A restituição do Imposto de Renda referente às delarações de 93 deverá ser feita em oito a dez lotes mensais.
A Receita Federal afirma que estuda a possibilidade de devolver dois lotes por mês, mas o contribuinte pode se preparar para os tradicionais atrasos.
A legislação determina prazos para a entrega da declaração, que também costumam ser adiados. Entretanto, não é clara sobre prazos para a devolução. Auditores fiscais comentam que, na realidade, o ritmo da devolução depende da arrecadação.
Quem ainda não recebeu a restituição de 92 deve procurar a delegacia da Receita mais próxima.

Texto Anterior: Oferta é bastante restrita
Próximo Texto: Mercado começa a buscar o longo prazo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.