São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa tem mais projetos

HELIO GUROVITZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Além do foguete Ariane-5 e do ônibus espacial, a ESA (Agência Espacial Européia) guarda pelo menos cinco projetos na gaveta.
Um dos projetos mais ambiciosos se chama Rosetta. Sua meta é levar uma sonda espacial até um cometa e trazer à Terra amostras de seu núcleo.
Mas primeiro a ESA quer pôr em órbita o ISO (Observatório Espacial Infravermelho), que pretende ser o melhor observatório de radiação infravermelha no espaço.
A missão Soho (Satélite Solar e Heliosférico), por sua vez, tem por objetivo colocar um satélite científico no ponto em que a atração gravitacional da Terra se equilibra com a do Sol.
Outra missão chamada Cluster pretende lançar quatro pequenos satélites para estudar turbulência nos gases difusos que envolvem o planeta Terra.
As missões Cluster e Soho fazem parte de um programa que pretende desvendar as relações físicas entre Sol e Terra (o STSP, ou Programa de Ciência Solar/Terrestre).
A ESA também tem planos conjuntos com a Nasa para explorar o planeta Saturno e seu satélite Titã. A sonda americana Cassini deve levar a européia Huygens e soltá-la sobre Titã.
(HGz)

Texto Anterior: O FOGUETE ARIANE 5
Próximo Texto: Microondas no céu contam história do Universo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.