São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

O que é fusão termonuclear?

Osvaldo R.S. Filho, 32, zelador, Salvador (BA)
Iberê L. Caldas, do Instituto de Física da USP, responde:
"A fusão termonuclear é a reação que ocorre, por exemplo, no interior do Sol, quando dois núcleos de átomos de hidrogênio se unem para formar um núcleo de hélio.
"Em geral é uma reação entre núcleos de átomos que se fundem para formar núcleos mais pesados, liberando energia na forma de radiação.
"Para se unirem, os núcleos têm de vencer a força de repulsão elétrica, provocada porque ambos têm carga positiva. Isso se torna possível quando eles estão em altas velocidades, o que ocorre em gases a altas temperaturas (chamados de plasma).
"O fenômeno, realizado em laboratório nos dispositivos conhecidos como tokamaks, também poderia ser usado para gerar energia"
.
Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Microondas no céu contam história do Universo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.