São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um Yimou típico

MURILO GABRIELLI

"O Sorgo Vermelho" deu início à fama de cult do diretor chinês Zhang Yimou no Brasil, através de sua exibição na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O tema, como de hábito, é a opressão da mulher na China pré-revolução, no caso, a jovem esposa de um velho produtor de vinho de sorgo que o troca por um empregado mais novo, durante a invasão japonesa. Também são costumeiros o apuro visual –que, por vezes, serve para mascarar problemas de roteiro e falta de inventividade narrativa–, o uso e abuso da cor vermelha –onipresente como signo e nos títulos dos filmes– e a exuberância –tanto técnica como física– da protagonista e mulher do diretor, Gong Li.

O SORGO VERMELHO (The Red Sorghum). China, 1988, 93 min. Direção: Zhang Yimou. Com Gong Li, Ji Chuanhua. Inédito. Legendado. Na Bandeirantes.

Texto Anterior: Telecine exibe polêmico 'JFK'; Schwarzenegger está no HBO ; Byrne fala de seu novo disco
Próximo Texto: Sucesso sem receita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.