São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sucesso sem receita

INÁCIO ARAUJO

"Como Água para Chocolate" pode ser um produto da atual benevolência dos EUA em relação ao México, que fez do filme um fenômeno de bilheteria. Ao mesmo tempo, ele e seu êxito são um sinal do renascimento do cinema mexicano. Por fim, trata-se de um filme que se endereça inteiro à sensibilidade feminina. Tita é apaixonada por um rapaz, mas deve seguir a tradição local segundo a qual a filha mais nova cuida da mãe. O rapaz casa-se então com uma irmã dela. E Tita passa a expressar seus contraditórios sentimentos através das comidas que prepara. Longe de ser uma obra-prima, o filme, embora baseado nas receitas de Tita, chega ao êxito sem usar as receitas habituais de sucesso.

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE (Idem). México, 1992, 114 min. Direção: Alfonso Arau. Com Marco Leonardi, Lumi Cavazos. Na Bandeirantes.

Texto Anterior: Um Yimou típico
Próximo Texto: Rodrigo troca seu emprego por Alice ; Almeida diz adeus à apaixonada Clotilde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.