São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
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Veja quando fazer a troca do óleo

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A troca do óleo do motor do carro deve ser feita nos prazos estabelecidos pelo fabricante, indicados no manual do proprietário.
É aconselhável também verificar o nível do óleo semanalmente (sempre antes de o motor estar em funcionamento). Quando estiver baixo complete com o mesmo óleo que usou na última troca.
Washington Luís Florêncio, gerente da Lubrificantes Moema, aconselha a troca do filtro simultaneamente à do óleo ou, no máximo, a cada dez mil km em postos especializados.
O tipo de óleo mais adequado para o motor do seu carro é indicado do manual do proprietário.
O óleo tem a função de lubrificar as peças do motor, ajudando a diminuir atritos e desgaste.
Ele auxilia na vedação dos cilindros, evitando a passagem dos gases de combustível para o cárter (reservatório de óleo do motor).
Também melhora a refrigeração do motor, trocando o calor de áreas críticas. Também reduz a corrosão e auxilia na limpeza das partes móveis do motor.
Galeno Galrão, gerente de lubrificação da Mobil, diz que, no passado, no inverno, o óleo "endurecia" no cárter e era preciso aquecê-lo antes de ligar o motor.
Hoje, os vários tipos de óleos conseguem se manter em viscosidades adequadas independentemente da temperatura externa.
Galrão diz que a definição dos padrões de qualidade para o lubrificante tem as seguintes classificações: S (que vai de SE a SH), usada para motores a álcool e a gasolina; e C (que vai de CC a CF), para motores a diesel.
Com o uso prolongado, o óleo fica menos viscoso (menos espesso). Assim, o desgaste é maior.
Pessoas que percorrem poucos quilômetros com o carro, mas enfrentam muitos engarrafamentos, devem efetuar a troca em períodos menores que os estabelecidos pelo fabricante.
O uso do motor em baixas rotações, no trânsito, faz com que temperatura interna aumente muito, aumentando a degradação do lubrificante.
Ao contrário, quando o motorista roda por muito tempo mantendo a rotação do motor constante, a temperatura vai estar sempre controlada e o período de troca de óleo pode ser prorrogado.

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