São Paulo, domingo, 21 de agosto de 1994
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Harley Fat Boy reafirma tradição da marca

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Única indústria motociclística norte-americana, a Harley Davidson já se tornou símbolo de um estilo, de moda "on-road".
A Fat Boy é um modelo tradicional em todos os sentidos. Seu porte avantajado e imponente sugere viagens longas e cheias de aventuras.
Remete aos anos 50 e às rebeldias encarnadas no cinema por astros como Marlon Brando, Peter Fonda e Dennis Hopper.
Apesar do preço "salgado" no Brasil, US$ 28,2 mil, é extremamente atraente, bem-construída e tem longa tradição de robustez.
Seu motor, um tradicional bicilíndrico em V, tem 1.338 cc de cilindrada e desenvolve 69,5 cv a 15 mil rpm. Mais que suficiente.
A simplicidade mecânica empregada, sem concessões aos avanços tecnológicos radicais das motos japonesas, a torna ainda mais indicada para viagens, pela facilidade de manutenção.
A tradição continua no estilo absolutamente original, que inspirou todas as fábricas japonesas a desenvolverem modelos parecidos.
O conforto de uma moto chopper –estilo norte-americano celebrizado pelo filme "Sem Destino" ("Easy Ryder")– é grande.
O posicionamento do piloto e do garupa é perfeito no banco de dois estágios (mais alto atrás).
O guidão, com alças bem altas, e as pedaleiras, bem avançadas, complementam de forma ideal a postura do piloto.
Suas rodas também são tradicionais e inconfundíveis: maciças, transmitem muita segurança e garantem muita estabilidade.
O sistema de transmissão final usa uma exclusiva correia de borracha dentada, atualmente reforçada com Kevlar (fibra especial).
Também exclusivo e tradicional é o seu sistema de suspensão traseira que usa dois amortecedores progressivos, na horizontal.
As únicas "modernidades" permitidas na Fat Boy são os freios a disco, duplo na dianteira e simples na traseira, ambos com acionamento hidráulico.
Pesando 295 kg a seco, é uma moto que exige bastante habilidade e força para ser manobrada em pequenos espaços e manobras curtas.
Solta na estrada, ela se torna fácil de conduzir e se comporta com muito apetite e bastante estabilidade em curvas de alta e de baixa.

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