São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista acusa o governo de divulgar boatos

AMÉRICO MARTINS; GUSTAVO KRIEGER
DA REPORTAGEM LOCAL

Lula acusou o governo federal de divulgar boatos com a intenção de prejudicar seu partido nas próximas eleições.
O candidato afirmou ontem, em São Paulo, que a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) é o órgão encarregado de espalhar as versões contra o PT.
Ele se referia a informações como a de que um eventual governo petista iria dar o calote nas dívidas públicas interna e externa.
O próprio petista admite que não pode provar a acusação contra o governo, mas afirma que pela "quantidade" de boatos eles só podem ser "oficiais".
Lula também criticou o presidente Itamar Franco. Segundo ele, "ao invés de ficar vendendo terrorismo", o presidente deveria negociar aumentos salariais com os trabalhadores da iniciativa privada nos mesmos moldes dos concedidos aos funcionários públicos.
O candidato também voltou a responsabilizar o seu principal adversário, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e a "extrema-direita" pelas "mentiras" e "insinuações" divulgadas contra o PT através de panfletos que estão circulando pelas principais cidades do país (leia texto ao lado).
Alguns desses panfletos imitam uma ficha de filiação partidária. São perguntas de múltipla escolha que pedem às pessoas interessadas em "se filiar" ao PT que respondam, por exemplo, se nasceram numa favela ou na fila do INSS.
Para Lula, esse tipo de recurso é usado contra o PT em todas as eleições. Ele afirmou que espera que a população esteja "amadurecida" para não acreditar nisso.
À noite, o presidenciável petista realizou dois comícios em cidades da região metropolitana de São Paulo, Carapicuíba e Osasco.
Lula esteve acompanhado do candidato do PT ao governo paulista, José Dirceu, e dos candidatos ao Senado Luiza Erundina (PT) e João Herrmann Neto (PPS).
Em Osasco, o candidato disse aos militantes petistas: "Cristo foi vendido por 30 moedas. Será que seremos vendidos por uma moeda, o real?"
(Américo Martins e Gustavo Krieger)

Texto Anterior: omando eleitoral do PT pode mudar
Próximo Texto: Brizola almoça com Antonio Ermírio em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.