São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil é a principal rota de tráfico de drogas para os EUA, diz embaixador

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O Brasil passou a ser a principal rota de tráfico de drogas para os Estados Unidos, afirmou ontem o embaixador norte-americano no Brasil, Melvin Levytsky.
Ele participou do 1º Congresso Brasileiro Sobre o Abuso de Drogas em Belo Horizonte (MG).
Segundo Levystsky, com o combate às drogas na Colômbia, os traficantes estão se mudando para o Brasil.
"Devido à grande extensão territorial brasileira, eles encontram facilidades para montar refinarias de cocaína e traficar a droga para outros países", declarou.
O embaixador citou como exemplo a recente apreensão de sete toneladas de cocaína no Estado de Tocantins. "É muita droga. Coisa de cartel", afirmou.
Ele defendeu a adoção de medidas preventivas contra o tráfico de drogas. "Mas as medidas repressivas também não podem ser deixadas de lado", declarou.
Usuários
Segundo o coordenador do congresso, o deputado federal Elias Murad (PSDB-MG), pesquisa recente da Faculdade Paulista de Medicina nas dez maiores capitais do país apontou a existência de seis milhões de usuários de drogas.
Murad disse que 25% dos jovens brasileiros de 12 a 21 anos já experimentaram algum tipo de droga. De acordo com Murad, 40 milhões de norte-americanos são hoje usuários de droga.
O embaixador dos Estados Unidos discorda dos dados sobre seu país. "Os números não chegam a este índice", disse.

Texto Anterior: Hingel pede mais verbas à Fazenda
Próximo Texto: Reitor publica portaria que prevê contenção de despesas na Unicamp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.