São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 1994
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Montadoras têm serviço de socorro 24h

DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria de automóveis se desdobra para oferecer vantagens aos compradores de carros novos.
A maioria das fábricas garante não deixar os motoristas na mão, com socorro gratuito 24 horas por dia em caso de pane.
A Ford e a Volkswagen lançaram seus sistemas de assistência a novos clientes no mês passado.
O Ford Assistence promete atendimento ao proprietário do carro adquirido a partir de 94.
Além do socorro no local, o sistema inclui, se não for possível o conserto no local da pane, um carro reserva para que o cliente não fique a pé à espera do reparo.
Outra vantagem é cartão Ford Bradesco Visa, que oferece bônus em cada compra, que podem ser usados na compra de outro carro (veja quadro ao lado).
O Ford Assistence é o único que também cobre pane por acidente, além de problemas elétricos ou mecânicos.
Guincho grátis
A Volkswagen criou mês passado o Telefone Resgate Volkswagen, que garante o guincho gratuito, mas não cobre o conserto do carro.
O atendimento vale para qualquer carro da marca, não importando o ano, mas, por enquanto, só funciona em São Paulo e na Grande São Paulo.
O carro é guinchado para uma das 65 concessionárias da região.
Na mesma linha da Ford, o Confiat, da Fiat, oferece de reboque a carro reserva e hospedagem.
As vantagens também incluem cartão –o Fiat Mastercard– com o mesmo sistema de bônus.
O Chevrolet Road Service é dividido em duas partes: serviços sem limite de distância e os prestados a partir de 50 km do limite da cidade onde mora o proprietário do carro da marca.
A primeira inclui conserto no local, reboque e carro reserva (fornecido por um período de até duas diárias de uma locadora).
Na segunda opção, é providenciado um meio de transporte alternativo para que o cliente siga a viagem ou retorne ao local de origem, ou hospedagem.
Segundo o gerente de imprensa da empresa, Renato Lucci, o sistema foi criado em janeiro de 1992.
Ao todo, 268.709 clientes foram cadastrados no serviço e 1.714 foram atendidos. Uma rede de cerca de 14.000 pontos de atendimento dá assistência em todo o Brasil.
No caso da Chevrolet, Fiat e Ford, o período de vigência do serviço é de um ano, a partir da data de saída do veículo da concessionária.
O interessante é que os benefícios se estendem aos passageiros do carro, que, caso precisem passar a noite no local da pane, também terão suas despesas de hospedagem pagas.
Código do cliente
O acesso aos sistemas é sempre o mesmo. Na compra do carro, o proprietário recebe o "código do cliente".
Em caso de pane, ele liga para a central de atendimento, comunicando o número, seu nome, número do chassis do carro e o local onde se encontra.
As marcas importadas também entram na "guerra das vantagens" com as montadoras nacionais (leia texto abaixo).

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