São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Melhora poder de compra de produtores brasileiros em 94

Os produtores de algodão, arroz, batata, café, cana-de-açúcar, laranja, feijão e soja melhoraram seu poder de compra no primeiro semestre. É o que mostra levantamento da Anda (Associação Nacional de Difusão de Adubos) sobre relações de troca entre produto agrícola e adubo.
Na comparação com as médias de 92 e 93, os destaques ficam com batata, café, laranja e feijão. No primeiro semestre, o produtor de café precisou de 1,9 saca de 60 quilos de café para adquirir uma tonelada de adubo. Bem abaixo das médias de 4,2 sacas e 2,8 sacas necessárias em 92 e 93.
Também houve melhora expressiva no poder de compra dos citricultores. Eles gastaram no primeiro semestre, em média, 111,8 caixas de 40,8 quilos de laranja para comprar uma tonelada de fertilizantes. Uma quantidade 36,8% menor do que a verificada na média de 93 (177 caixas).
Os únicos produtos que registraram queda no poder de compra, de acordo com a Anda, foram milho e trigo. Entre janeiro e junho, o produtor adquiriu uma tonelada de adubo dispondo, em média, de 27,6 sacas de 60 quilos de milho, mais que as 25,7 sacas de 93.

Texto Anterior: Cesta básica registra queda de 0,80% no dia em São Paulo
Próximo Texto: A ética das corporações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.