São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus comunista ataca micros na Alemanha

TONY BARBER
DO "THE INDEPENDENT"

Uma qualidade raramente atribuída a Erich Honecker era o senso de humor. Para os alemães que são usuários de computadores, o homem que construiu o Muro de Berlim está revelando ser ainda menos divertido hoje do que quando estava vivo.
Sábado passado, milhares de usuários de micros trabalhavam em seus computadores quando uma imagem surgiu na tela.
Era Honecker, com seus óculos de aro fino e feição esquelética.
No 33º aniversário da construção do Muro, ele reaparecera sob a forma de um vírus de computador.
O vírus é um programa que altera o funcionamento da máquina e de outros programas. Pode aparecer, por exemplo, devido à entrada clandestina em redes de microcomputadores ou ao uso de programas piratas.
O pior ainda estava por vir. Enquanto Honecker olhava fixamente das telas, o hino da extinta Alemanha Oriental começou a tocar nos computadores.
Usuários agoniados taparam os ouvidos. O vírus prosseguiu seu trabalho, mostrando na tela uma mensagem que anunciava a destruição dos programas "por ordem do Conselho de Ministros da República Democrática Alemã".
Uma segunda mensagem dizia: "A última vingança de 'Honni': eu voltarei". "Honni" era o apelido de Honecker.
A mensagem embutida no vírus não demorou a ficar clara.
Enquanto foi líder do "primeiro Estado dos trabalhadores e camponeses em solo alemão", Honecker fez tudo o que pôde para manter separadas a Alemanha Oriental e a Ocidental. Mas, sob a forma de vírus de computador, ele se manifestou nas duas partes da Alemanha.
Já está sendo desenvolvido um programa para eliminar o vírus. Pena que a tarefa não tenha sido igualmente simples enquanto Honecker estava vivo.
Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: Eletrônicos são atração
Próximo Texto: Chinês usa sistema eletrônico para casar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.