São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Cresce uso de robôs na Índia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mesmo na Índia, que tem 900 milhões de habitantes, robôs começam a ganhar espaço nas linhas de produção.
Para atender a demanda da indústria local, a Asea Brown Boveri (ABB) da Índia está instalando em Bangalore, no sul do país, uma unidade para montar robôs.
Outra empresa sediada em Bangalore, a estatal Bharat Earth Movers, disse ter fechado contrato com a IGM Roboter System, da Áustria, para montar robôs sob licença. A empresa já instalou um robô de solda em sua fábrica em Mysore.
A indústria da Índia, liderada pelo setor automobilístico, começou a usar robôs para melhorar a qualidade e enfrentar a competição doméstica e internacional, disse o vice-presidente da ABB, Ravi Uppal.
"Nós estimamos uma demanda anual por 25 robôs", disse Uppal, que pretende ter 40% do mercado.
A ABB já vendeu cinco robôs para três grandes empresas indianas e uma estatal.
São as fabricantes de motocicletas Bajaj Auto e Hero Motors, a fábrica de eletrodomésticos Godrej & Boyce e a estatal Central Machine Tool Institute of Bangalore.
A fabricante de automóveis Maruti Udyog usa robôs japoneses. Outras empresas estão analisando as vantagens do uso de robôs nas áreas de pintura e solda.

Texto Anterior: Chinês usa sistema eletrônico para casar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.