São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRD aponta fraude 'fantástica'

ANTONIO CARLOS SEIDL
DO ENVIADO ESPECIAL

PRD anuncia fraude 'fantástica'
Um alto dirigente da oposição de centro-esquerda do México disse que as irregularidades detectadas nas eleições mexicanas de domingo são "fantásticas".
A denúncia, de Porfirio Muñoz Ledo, presidente nacional do Partido da Revolução Democrática, é baseada em relatório da Aliança Cívica-Observação 94 (coalizão de 435 entidades civis, formada para fiscalizar as eleições).
Mu¤oz Ledo, que é o representante do PRD no IFE (Instituto Federal Eleitoral) destacou entre essas irregularidades o fato de que 8% dos mexicanos que votaram nos postos especiais para eleitores em trânsito o fizeram com o dedo manchado com a tinta indelével usada para impedir votação dupla.
Além disso, afirmou, 23% dos que votaram não estavam no registro eleitoral; em 10% dos votantes se verificou que a tinta se apagava e um número alto de eleitores não votou secretamente.
Mu¤oz Ledo colocou em dúvida a apuração, dizendo que pensa assim devido à coincidência da contagem dos votos em cada seção eleitoral.
Para ele, a oposição centro-esquerdista obteve poucos votos por causa do impacto do medo que se infundiu na população.
Há uma parte válida dos votos, disse, mas há uma outra parte, muito provavelmente válida também, que teve a influência do medo e da intimidação.
Renunciando à violência, ele disse que seu partido vai usar todos os meios constitucionais para buscar a invalidação dos resultados das eleições presidenciais.
O coordenador nacional da Aliança Nacional, Sergio Aguayo, disse que o maior problema das eleições foi a saturação dos postos especiais para eleitor em trânsito.
A saturação indicaria que o registro de eleitores tem um sério problema de consistência, já que não corresponde ao total dos cidadãos com títulos de eleitor.
Não estamos contra a vitória de Zedillo, afirmou, porque o que queremos é que se limpe a casa, nosso sistema político e que se tire toda a sujeira que há dentro.
(ACS)

Texto Anterior: Zedillo convida partidos para o diálogo
Próximo Texto: Chiapas terá resistência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.