São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mosteiro de São Bento vai ser restaurado

DA REPORTAGEM LOCAL

O mosteiro de São Bento, inaugurado em 1922, começará a ser restaurado a partir de 1º de setembro. Toda a sua fachada será recuperada e iluminada.
A limpeza da fachada –hoje tomada por uma grossa camada de poluentes, musgos e pichações– será patrocinada pelo Banco de Boston, que vai utilizar produtos biodegradáveis e não-tóxicos.
A assessoria de imprensa do banco não revelou o valor que será gasto na restauração. As lâmpadas e os refletores que farão a iluminação vão ser doados pela Philips do Brasil.
O desenho da fachada, que data de 1912, é de autoria do arquiteto alemão Ricchard Berndt. Seu estilo combina elementos românicos, bizantinos e da arquitetura quatrocentista italiana.
A restauração faz parte do programa de revalorização do centro, promovido pela Secretaria da Habitação do município e coordenado pela Fundação Viva o Centro.
Também está sendo realizado no mosteiro, desde o dia 10 de agosto, o Festival Internacional de Órgão, com a participação de músicos alemães, ingleses, espanhóis e suíços, entre outros.
O órgão possui 78 registros (jogos de tubos) e, ao todo, cerca de 7.000 tubos (parte por onde passa o ar, produzindo os sons).

Texto Anterior: Blitz apreende carros sem itens de segurança
Próximo Texto: Professora aposentada aguarda reembolso de IPTU pago a mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.