São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 1994
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Partido gasta US$ 180 mi

ANTONIO CARLOS SEIDL
DO ENVIADO ESPECIAL

O PRI gastou mais de quatro vezes do que seu seguidor mais próximo, o PAN, para estender seu monopólio de 65 anos no poder.
A campanha do PRI, segundo dados do partido, custou US$ 180 milhões, sendo que quase a metade (40%) desse valor foi doado por empresários simpatizantes ou filiados ao partido.
Além disso, o PRI informou que a propaganda paga na TV para o candidato Ernesto Zedillo, apenas entre os dias 1 e 8 de agosto, custou US$ 55,6 milhões.
O PAN informou que os gastos da sua campanha alcançaram US$ 41,2 milhões. A campanha na TV custou US$ 14,4 milhões.
Os gastos do PRD, terceira força política mexicana, somaram US$ 35,8 milhões.
Segundo a legislação eleitoral do México, todos os nove partidos políticos do país podem receber recursos privados de quatro fontes.
A primeira é a contribuição financeira mensal de membros filiados ao partido.
A segunda é a doação de recursos por simpatizantes individuais que não são membros dos partidos. Essas contribuições devem ser acompanhadas de um recibo.
A terceira é o autofinanciamento através da organização de eventos promocionais. E a quarta é o financiamento através dos rendimentos de investimentos em fundos de aplicação no mercado financeiro.
O Instituto Federal Eleitoral estabeleceu que em 94 o total dos gastos, exclusivamente com a campanha presidencial, não poderia exceder US$ 49 milhões.
(ACS)

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