São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Debate não empolga nem os candidatos

Programa teve dois pontos de audiência
GUSTAVO KRIEGER

GUSTAVO KRIEGER; EDNA DANTAS; MARCELO MIGLIACCIO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

EDNA DANTAS
O debate entre os presidenciáveis promovido pela TV Manchete e pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa) quarta-feira, no Rio de Janeiro, não foi levado a sério nem pelos próprios candidatos.
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Orestes Quércia (PMDB) não compareceram, e os cinco restantes fizeram piada a maior parte do tempo.
A maior polêmica do debate foi sobre a bauxita refratária, um mineral raro. O candidato do Prona, Enéas Carneiro, se disse contra sua exportação como minério bruto e pediu a opinião do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula deu uma resposta genérica e Enéas o acusou de não saber o que era a bauxita refratária. "Não seria nada demais se o senhor dissesse que não sabe. Eu também não sei", disse Enéas.
Brizola e Amin foram aliados no debate. Trocaram elogios e prometeram que, se um deles vencer a eleição, convidará o outro para o ministério.
Os dois saíram para conversar em um dos intervalos e, quando voltaram, o programa já estava no ar. Voltaram a seus lugares por trás das câmeras.
Enquanto isto, Lula se aliava ao almirante Fortuna. Pediu a ele uma receita para resolver os problemas da Amazônia e disse que, se for eleito, usará a Marinha para desenvolver a região.
Enéas ficou irritado quando um dos jornalistas que participava do debate perguntou se ele era fascista e o chamou de "exótico", mas riu quando Brizola perguntou se não era um exagero a previsão do Prona de gastar R$ 170 milhões em sua campanha. "Fizemos o Enéas rir", comemorou Brizola.
Audiência
Segundo o DataIbope, o debate teve apenas dois pontos de audiência em São Paulo entre 22h30 e 23h45. No mesmo horário, a transmissão do jogo entre São Paulo e Vélez Sarsfield, pela Rede Globo, teve audiência entre 41 e 45 pontos.
Lula não disfarçou o tédio com o debate. Pouco antes de começar o último bloco do programa, brincou com o candidato ao governo do Rio, Jorge Bittar: "Acorda, Jorge, está terminando".

Colaborou MARCELO MIGLIACCIO, da Sucursal do Rio

Texto Anterior: PSDB teme ligação Covas-empresário
Próximo Texto: Verbas para educação seriam descentralizadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.