São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Mirante tem vista do mar a 45 km de SP

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Caminho do Mar -principal ligação entre São Paulo e Santos até a via Anchieta ser inaugurada em 1947-, além de belas paisagens, esconde verdadeiros tesouros históricos.
O Pouso Paranapiacaba é um deles. E fica a apenas 45 quilômetros do centro de São Paulo.
Construído em 1922 pelo arquiteto Victor Dubugras, o Pouso é uma casa construída com pedras que servia de ponto de parada para os carros que iam para Santos.
A palavra paranapiacaba tem origem indígena e significa "local de onde se vê o mar".
Nos dias de tempo bom, das varandas do Pouso, dá para avistar toda a Baixada Santista.
Mas cuidado: durante quase todo o ano, a neblina forte impede que os visitantes apreciem o belo visual.
Nos fins-de-semana com sol, cerca de 3 mil pessoas visitam o Pouso.
"Quando faz sol, isso aqui enche de gente. Mas se está chovendo, não vem quase ninguém", afirma o Adahilson Gomes de Lima, 27, há cinco anos segurança e dublê de guia turístico do local.
Além da importância histórica e da bela visão do litoral, os turistas vão ao local para tomar banho na cachoeira que fica aos pés da casa.
O Pouso faz parte de uma série de monumentos que foram construídos durante o governo de Washington Luís para comemorar o centenário da Independência do Brasil.
Em 1972, junto com os demais monumentos (12 no total), o Pouso Paranapiacaba foi tombado pelo governo estadual.
Em 81, foi totalmente restaurado e hoje se encontra em perfeito estado.
Na parede da frente, um grande painel de azulejos pintados mostra um mapa com todas as rodovias existentes no Estado em 1920.
Com um pouco de imaginação, o visitante consegue voltar no tempo e imaginar como eram feitas as viagens pela Serra do Mar no início deste século.
É que o Caminho do Mar está interditado logo após o Pouso Paranapiacaba em função da queda constante de barreiras.
Ainda não há previsão de quando a estrada será reaberta para os carros. Mas, a partir de setembro, o Dersa e a Eletropaulo estarão organizando visitas guiadas ao local.
Para marcar visitas basta ligar para o Centro de Formação Cultural e Ambiental da Eletropaulo no telefone (0132) 61-3322.
Segundo o Departamento de Patrimônio Histórico da Eletropaulo o Pouso Paranapiacaba é frequentemente confundido com uma suposta casa da marquesa de Santos.
Só que a marquesa morreu em 1867 e o Pouso só foi construído 55 anos depois.

Texto Anterior: CET contraria decisão do TJ e diz que amarelinhos vão multar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.