São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Novas franquias são destaques em feira
FILOMENA SAYÃO
O evento, que começou ontem em São Paulo, reúne 180 franqueadores e master-franqueadores (que detêm marca estrangeira). Destes, entre 30 e 40 expositores estão começando no sistema de franchising, que movimentou no país em 93 US$ 48,1 bilhões. Há de tudo: de restaurantes fast food para entrega domiciliar à limpeza e higienização de calçados. Bernard Jeger, presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), diz que há franquias com taxa a partir de R$ 1.000. A Subway, rede norte-americana de sanduíches e saladas à base de frios, está à procura de interessados em submaster-franqueadores regionais para expandir sua rede –de 200 lojas nos próximos sete anos. Preço: de US$ 250 mil a US$ 1 milhão. Para quem quer ser franqueado, a taxa é de R$ 10 mil. Sobre o faturamento são cobrados royalty de 8% e publicidade de 2,5%. O investimento inicial é de R$ 90 mil. Espera-se retorno do investimento dentro de um ano e meio. A expectativa é de venda mensal de R$ 30 mil. Os ligados em camping, "trekking" e montanhismo podem ser franqueados da Acampar, que tem três lojas próprias com esse material. A taxa de franquia é de US$ 10 mil, investimento inicial de US$ 40 mil e taxa de propaganda de 2,5% sobre o faturamento bruto. Não há cobrança de royalty. O retorno previsto do investimento deve ocorrer dentro de um a dois anos. A venda mensal desse material é de cerca de US$ 40 mil. ABF Franchising Show'94 - até amanhã no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, zona norte, das 14h às 22h. Ingresso: R$ 5,00. Texto Anterior: Ericsson pretende dobrar produção Próximo Texto: Prazo para IOF deverá ser ampliado Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |