São Paulo, sexta-feira, 26 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Democratas derrubam obstrução e Lei do Crime é aprovada nos EUA

DE WASHINGTON

O partido do governo dos EUA, o Democrata, conseguiu ontem derrubar a obstrução feita pelo Partido Republicano no Senado e, com isso, assegurar a aprovação da Lei do Crime do presidente Bill Clinton.
A nova lei prevê recursos para colocar mais 100 mil policiais nas ruas das maiores cidades do país e para construir e ampliar prisões, além de estender a pena de morte para 30 crimes até agora punidos com prisão perpétua.
O Partido Democrata, que tem maioria de 56 a 44 no Senado, conseguiu a adesão de cinco senadores republicanos para acabar com a obstrução.
A lei havia sido aprovada antes pela Câmara por 235 a 195 votos (46 republicanos se alinharam ao governo), depois que Clinton concordou em reduzir em US$ 3 bilhões as verbas propostas para programas de recuperação de criminosos e de prevenção de crimes.
O ponto da lei mais atacado pela oposição no Senado era a proibição de se comercializar no país 20 tipos de armas de assalto.
O lobby dos produtores de armas fez forte pressão para que esse item fosse eliminado.
O presidente Clinton comemorou a vitória parlamentar com um discurso na Casa Branca no final da tarde de ontem.
Ele pretende passar dez dias em férias na ilha de Martha's Vineyard, Massachusetts, costa leste dos Estados Unidos.
Quando retornar a Washington, vai lutar para que outra peça importante de seu programa de governo, a reforma do sistema nacional de saúde, também seja aprovada pelo Congresso.

Texto Anterior: John Bobbitt faz vídeo pornô em Los Angeles
Próximo Texto: Pedida a separação entre PRI e governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.