São Paulo, sábado, 27 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quercista tende a FHC

ANDREW GREENLEES
DO PAINEL

Na projeção de um eventual segundo turno, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) amplia sua aceitação entre eleitores que votam em Orestes Quércia (PMDB) na primeira rodada.
A comparação das últimas pesquisas Datafolha indica crescimento de três pontos percentuais do tucano nesse setor do eleitorado.
Lula (PT), por sua vez, perde três pontos entre os que pretendem votar em Quércia no primeiro turno.
Já entre os eleitores de Leonel Brizola (PDT) no primeiro turno a situação é estável. Tanto FHC como Lula avançam apenas um ponto percentual na disputa de um eventual segundo turno entre os que apóiam o pedetista na primeira votação.
A comparação das pesquisas mostra maior variação entre os entrevistados que apóiam Esperidião Amin (PPR). FHC perde oito pontos nesse eleitorado em caso de segundo turno. Lula sobe três.
No último mês antes do primeiro turno, a campanha de FHC torce pela subida do "voto útil": a decisão de eleitores de outros candidatos de apoiarem o tucano já em 3 de outubro. Oficialmente, a cúpula do PSDB evita fazer apelos nesse sentido. Não quer atritos com adversários que poderão ajudar em caso de segundo turno.

Texto Anterior: Orquestra de GO toca em festa de Quércia
Próximo Texto: Como funciona o sistema proporcional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.