São Paulo, domingo, 28 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Docentes alertam para 'câncer do 3º grau'

LÚCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

A universidade brasileira é um "sistema canceroso em processo de metástase", na definição do filósofo José Arthur Giannotti. Como curá-lo divide as opiniões dos especialistas que discutiram na Folha nos dias 9, 10 e 11 deste mês.
A série –que debateu as prioridades do sistema universitário, as propostas de financiamento e a avaliação da universidade– foi mediada por Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O desperdício, ou mau uso, do dinheiro do Estado pela universidade, o baixo nível do ensino e a escassa produção de pesquisa foram os principais problemas levantados nos debatedores. Todos concordam que o sistema tem que ser reformulado.
A maioria apontou a necessidade de destruir o modelo único de universidade, que busca excelência no ensino, pesquisa e extensão. A solução seria então diferenciar as expectativas em relação às instituições de ensino superior brasileiras.
"Temos que imaginar que do Oiapoque ao Chuí teremos universidades diferentes. Portanto, é preciso pensar na recuperação das múltiplas identidades", disse Giannotti, professor aposentado do Departamento de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo).
A segunda questão debatida foi o gerenciamento de recursos. O sistema é deficiente e as verbas acabam sendo mal utilizadas, concordam os debatedores.
"Se duplicarmos os recursos certamente não vamos dobrar os efeitos na qualidade e na quantidade da produção", disse José Fernando Perez, diretor-científico na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Para que a universidade use bem os recursos e alavanque a qualidade do ensino e da pesquisa, disseram os debatedores, é preciso que ela avalie a sua própria produção.
O desafio de uma boa avaliação, segundo eles, será evitar a interferência externa sem cair na autocomplacência e no corporativismo.

Texto Anterior: Tietê abre 'guerra' entre secretário e Sabesp
Próximo Texto: Modelo único é questionado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.