São Paulo, domingo, 28 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians perde peso para vencer a 2ª

WILSON BALDINI JR.
DA REPORTAGEM LOCAL

\<FT:"MS Sans Serif",SN\>Antonio Gaudério/Folha Imagem
Legenda Foto: \<FT:"MS Sans Serif",SN\>O centroavante Viola faz exercícios físicos durante treinamento do Corinthians
Corinthians perde peso para vencer a 2ª
O time do Corinthians entra para enfrentar hoje o Flamengo, no Maracanã, 16 kg mais magro. O responsável é o preparador físico Cláudio Café.
"Não fazemos um trabalho revolucionário. Apenas individualizamos o tratamento aos atletas", afirmou Café, que se caracteriza pela vigilância na alimentação durante as concentrações.
"Refrigerantes e doces são proibidos", afirmou o volante Zé Elias, que emagreceu 3 kg com a orientação de Café.
O preparador físico disse que iniciou seu trabalho na pré-temporada feita em Atibaia, antes da Copa Bandeirantes, há dois meses.
"Fizemos uma avaliação física em todo o grupo e percebemos que alguns jogadores estavam bem acima do peso", disse Café, evitando fazer qualquer comentário ao seu antecessor Toninho Oliveira.
"Hoje no esporte de alto nível é preciso que o trabalho físico esteja vinculado à nutrição e à fisiologia", afirmou Café, um ex-corredor de 800 e 1.500 metros.
"A cada dia somos surpreendidos com uma série nova de treinos físicos", disse o lateral Daniel, 4 kg mais leve.
Para o zagueiro Gralak, que perdeu 2 kg, o ritmo de treinamentos foi acelerado com o novo preparador. "Agora trabalhamos duro todos os dias", disse.
O goleiro Ronaldo é o exemplo maior da perda de peso do grupo corintiano: 5 kg. "Este é o meu peso há muito tempo", disse o jogador, tentando esconder a queda de 84 kg para 79 kg.
O maior desafio para Café é o meia Marco Antônio Boiadeiro. Contratado há 15 dias, o jogador chegou ao Parque São Jorge 5 kg acima do peso ideal.
"Agora só faltam 2,5 kg e creio que, com esse ritmo forte de treino, dentro de dez dias estarei em forma", afirmou.
Mas o trabalho de Cláudio Café não é apenas de emagrecimento. Jogadores como Tupãzinho, Marques e Souza estão sendo submetidos a um trabalho de ganho de massa muscular.
"Para isso fazemos uma alimentação balanceada, que é complementada com a utilização de vitaminas importadas", disse Café.
"No futebol atual, a força física também é necessária", concluiu.

Texto Anterior: Portuguesa estréia Paulinho
Próximo Texto: Ronaldo altera o estilo pela seleção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.