São Paulo, domingo, 28 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neurônio tem até um metro

CLAUDIO CSILLAG
DA REDAÇÃO

Os neurônios motores estão entre as maiores células que existem –podem chegar a mais de um metro de comprimento.
Eles "nascem" dentro da medula espinhal e se prolongam até os músculos envolvidos nos movimentos voluntários (os músculos estriados, em oposição aos músculos lisos, como os do aparelho digestivo, cujo movimento é involuntário).
Os neurônios motores mais longos são os que inervam músculos dos dedos do pé: precisam descer por toda a perna, desde a parte inferior da coluna.
Cerca de 10% dos casos de esclerose lateral amiotrófica, que é fatal, envolve morte de neurônios motores por causa genética.
"Os outros 90% dos casos têm origem desconhecida", diz Alberto Alain Gabbai, professor de neurologia da Escola Paulista de Medicina.
Já a causa da atrofia muscular espinhal (na forma exemplificada pelos camundongos da experiência, a de Kugelberg-Willander) é comprovadamente genética.
Ela não chega a levar o paciente à morte, apesar de ser debilitante.
Apesar de serem pouco comuns, os dois distúrbrios estão entre as principais doenças degenerativas dos neurônios motores.
(CCs)

Texto Anterior: ARMA CONTRA A MORTE DOS NERVOS
Próximo Texto: Astrônomos estudam fotos da colisão do cometa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.