São Paulo, domingo, 28 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um passo para fora da estampa

FERNANDA PEIXOTO

Dentre as várias exposições de gravura que tomaram a cidade nos últimos meses, destaca-se esta individual de Laurita Salles. Assim como outros gravadores de sua geração –Elisa Bracher e Alberto Alexandre Martins–, a artista parte da gravura para sair dela, buscando novas formas de expressão. E este passo para fora da estampa só pode ser dado com a releitura de um percurso, com a retomada da origem. "Matéria fendida", título dado ao conjunto dos trabalhos, pode ser vista como a narrativa de uma trajetória individual –da gravura aos objetos– e também como história do processo de gravação, já que a artista traz a público as matrizes de metal. Os objetos, portanto, encontram-se no início e no final do caminho.
Nas matrizes que a artista denominou "Niellos" –numa referência às peças do quatrocento italiano–, está presente o ato incisivo e violento. No papel, as superfícies gravadas, espécie de paisagens interiores, encontram seu ponto de equilíbrio e tensão nas linhas suspensas, andaimes que sustentam precariamente o conjunto. As linhas, já em destaque nas gravuras, libertam-se do papel, dando origem a formas limpas, novelos de cobre finamente desenrolados, em que a artista compõem seu repertório.
Laurita Salles/Matéria Fendida. Adriana Penteado Escritório de Arte. R. Peixoto Gomide, 1503/5, Jardins. Tel. 881-1012. Segunda a sexta: 10h/18h. Sábado: 11h/14h. Preços: US$ 350 a US$ 1.000.

Texto Anterior: No comando do moderno caça
Próximo Texto: Marisa Orth é o melhor da peça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.