São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo altera padrão do vírus

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

As mudanças do comportamento sexual nos últimos anos estão levando a uma alteração no padrão dos vírus que causam o herpes labial e o herpes genital.
O herpes labial era sempre causado pelo herpes-vírus tipo 1 e o agente responsável pelo herpes genital era o herpes-vírus tipo 2.
Práticas como sexo oral ou manipulação sexual com posterior contaminação da região oral estão acabando com essa distinção.
A primeira infecção pelo herpes genital acontece durante a adolescência (no início da vida sexual).
O vírus entra no organismo sem causar sintomas ou produzindo uma série de lesões dolorosas na mucosa do pênis e da vagina.
Qualquer que seja a forma inicial, o vírus fica "latente" nas terminações nervosas da região genital e pode voltar a se manifestar nas pessoas suscetíveis.
Segundo Ricardo Tapajós, do HC, não existem fatores desencadeantes tão nítidos quanto no herpes labial. Acredita-se que nos períodos em que há uma diminuição da resistência do organismo, o vírus pode voltar a aparecer.
As recorrências aparecem como pequenas bolhas agrupadas na parte mais externa da região genital ou no interior da vagina.
Para Tapajós, o tratamento do herpes genital com o aciclovir não reduz a duração nem a intensidade da doença.
(JB)

Texto Anterior: Herpes labial desenvolve resistência à medicação
Próximo Texto: Dor pode persistir após o fim da infecção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.