São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO

Notícias do mundo do franchising
MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Durante a visita que fizemos à sede mundial da Holiday Inn, em Atlanta, com um grupo de alunos da Franchising University, dias atrás, ficamos sabendo dos planos ambiciosos que a empresa tem com relação ao Brasil. Segundo o vice-presidente Morton Aronson, serão implantados aqui pelo menos 50 novos hotéis da rede até o final desta década. A maioria no conceito "Holiday Inn Express" (sobre o qual esta coluna já falou tempos atrás). Todas as 50 unidades serão franqueadas. Muitas delas, a partir da "conversão" de hotéis já existentes.
Outra franquia gringa que deve estar pintando por aqui é a "I Can't Believe It's Yogurt", sediada em Dallas, Texas. Os frozen yogurts servidos nas lojas da rede dão de dez a zero na maioria dos que atualmente são comercializados por aqui.
Quem também está com o Brasil na mira é a America's Favorite Chicken, franqueadora dos restaurantes especializados em frango das redes Popeyes e Churchs. Essa empresa será uma das visitadas, em novembro, pela Turma 7 da Franchising University, cujas aulas começaram na semana passada.
Dessa turma participam mais de 40 executivos de empresas como Flytour, Docol, Água de Cheiro, Jacadi, Nacional Seguros e AM/PM. A procura tem sido tamanha que forçou os organizadores a lançar nova turma, cujas aulas começam dia 12 de setembro.
A Associação de Franchising da Suécia informa que operam hoje, naquele país, cerca de 200 empresas franqueadoras, cujas redes somam 9.000 franquias e 3.000 lojas próprias. Em conjunto, franqueadores e franqueados suecos geram pouco mais de 57 mil empregos.
Nossos correspondentes no México confirmam que, de 91 a 93, o franchising cresceu cerca de 400% naquele país. E que a expectativa para o restante desta década é de um crescimento da ordem de 20% ao ano. O interessante é que, ao contrário do que vem ocorrendo no Brasil, o crescimento do franchising por lá é devido mais ao ingresso de franquias estrangeiras.
Em rápida passagem pelo Brasil, almoçou com os autores desta coluna o santista Antonio Augusto Piesco, da Kodak América Latina, sediada na Flórida. Ficamos sabendo que a empresa tem planos para o aperfeiçoamento de sua operação de franchising nos países do Cone Sul.

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da FGV e da Franchising University e autores do livro "Como Comprar sua franquia", entre outros.

Texto Anterior: Forum exalta nacionalismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.