São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regulamento tira vitória de Schumacher na Bélgica

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A SPA-FRANCORCHAMPS

O alemão Michael Schumacher, da Benetton, venceu ontem o GP da Bélgica de Fórmula 1, liderando desde a metade da primeira volta.
Cerca de cinco horas após o termino da prova, porém, o alemão teve seu carro desclassificado da prova. Seu Benetton estava fora do regulamento.
Damon Hill, segundo colocado na pista, foi declarado o vencedor. Marcou dez pontos no campeonato e está agora a 21 pontos do alemão (76 a 55) na classificação do Mundial.
Amanhã, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) julga o apelo de Schumacher, que fora suspenso por duas provas por desrespeitar um stop-and-go no GP da Inglaterra. Se a FIA mantiver a suspensão, Schumacher não corre as duas próximas provas.
O inglês Damon Hill teria então a chance de vencer as duas próximas provas, marcar 20 pontos, e embolar o campeonato.
O carro de Schumacher foi desclassificado porque uma placa que fica no fundo de seu carro não tinha as dimensões especificadas pela FIA –2,24 m de comprimento, 30 cm de largura e 1 cm de espessura.
A placa foi criada pela FIA após os acidente fatais de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna no GP de San Marino, em maio. O objetivo da entidade foi elevar o fundo dos carros, para prejudicar a aerodinâmica, deixá-los mais instáveis e torná-los mais lentos.
Para evitar que os carros tivessem suas suspensões rebaixadas excessivamente, a entidade permitiu uma tolerância de 10% nas dimensões da placa provocada pelo desgaste da prova.
Na inspeção que se realiza todas as provas nos carros mais bem colocados, os comissários de prova verificaram que o Benetton de Schumacher estava fora das especificações.
Três engenheiros da equipe foram chamados à torre de controle para dar esclarecimentos.
Eles alegaram que a espessura da placa era inferior ao limite legal devido a uma rodada que o piloto deu na 19ª volta da prova.
Schumacher deu um giro de 360 graus na pista mas controlou habilmente o carro, perdendo apenas alguns segundos, e manteve a liderança da corrida.
Os comissários contra-argumentaram que uma área de "70 a 80 cm da placa apresentava espessuras entre 7,4 mm e pouco menos de 9 mm".
Acrescentaram que o dano provocado pelo acidente se encontrava na outra ponta da placa.
O fato provocou a exclusão do carro de Schumacher do resultado oficial da prova. Assim como Hill, todos os outros pilotos que se classificaram ascenderam um posto.
Rubens Barrichello, o pole da prova, e Christian Fittipaldi abandonaram.

Texto Anterior: Shaquille O'Neal chega hoje ao Rio de Janeiro
Próximo Texto: Schumacher dá outro show
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.