São Paulo, segunda-feira, 29 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

Virgens 'treinam' antes da primeira vez

ANTONINA LEMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Apenas 11% dos adolescentes paulistanos já perderam a virgindade. Por outro lado, quase todos eles fazem alguma espécie de "treino" para a primeira vez: 98% mantêm algum tipo de contato sexual com seus parceiros (principalmente o sexo oral e a masturbação a dois).
Isso é o que indica pesquisa realizada pelo Apta (Associação de Prevenção e Treinamento da Aids) com 450 adolescentes, de 13 a 19 anos, de escolas públicas de São Paulo.
Segundo Beth Gonçalves, psicóloga do GTPOS (Grupo de Treinamento de Profissionais de Orientação Sexual), a opção por retardar o início da vida sexual acontece porque os adolescentes hoje sofrem menos pressão para transar do que há alguns anos.
"Eles têm mais diálogo com a família e com os amigos. Estão esperando o momento certo."
É claro que o medo da Aids também influi. "Com a Aids as pessoas estão pensando duas vezes antes de transar e acabam partindo para outras formas de contato", ressalta Beth.
A coordenadora do Aptateen, Terezinha Reis Pinto, concorda que o medo da Aids colabora com este tipo de comportamento.
Além disso, ela acha que os adolescentes estão sentindo necessidade de se preparar para ter uma relação sexual.
"Ter certas intimidades funciona como um espécie de treino para o sexo", diz. "É importante conhecer o próprio corpo e o do parceiro. É bom para a pessoa se acostumar."

Próximo Texto: Garotos driblam pressão e mudam atitude
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.