São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 1994 |
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Exposições trazem de orquídeas a morangos
DA REPORTAGEM LOCAL As três exposições que abrem a primavera paulista (veja roteiro ao lado) totalizam uma área de 93,8 mil metros quadrados de flores e plantas.A 13ª Expoflora, promovida pela Cooperativa Agropecuária de Holambra, traz mais de 2.000 variedades de cores e tons de flores e plantas na exposição de arranjos florais. "Um exemplo é o novo tom da begônia rieger, numa mistura de cor amarelada com o alaranjado ao redor", diz Jan Willew Van der Boom, decorador do evento. Boom calcula que a exposição terá mais de 12 mil hastes de diferentes flores. Somente a violeta terá 42 tonalidades. Entre as novidades, ele destaca as minigérberas (flores com diâmetro de cerca de quatro centímetros), o cacto "gigante" echeveria e a exoria, que antes era plantada em jardim e agora é desenvolvida em vasos. Na exposição de Atibaia –a 14ª Festa de Flores e Morangos–, o tema é a cultura japonesa. Nopuyuki Hiranaka, da Associação Hortolândia de Atibaia, diz que a decoração deste ano gira em torno das belezas do Japão, pintadas através das flores e cores. No local, os visitantes poderão conhecer a produção, típica de Atibaia, de flores e morangos. Hiranaka destaca as orquídeas, as espécies cultivadas em cactos e as flores de vaso, como crisântemos, prímolas e violetas. As orquídeas também são o destaque da exposição de Arujá. Katsuya Araki, presidente da Associação dos Floricultores da Região da Dutra, chama a atenção para a orquídea conhecida como "chuva-de-ouro" (Oncydium flexiosum). Esta orquídea, nativa do Brasil, é exportada para o Japão. Seu mercado mundial é estimado em US$ 600 milhões por ano. A mostra, a 3ª Exposição de Flores e Plantas Ornamentais, é dividida em "flower designer" (ornamentos florais), "ikebana" (arranjo floral japonês), industrial (essências florais e ervas medicinais) e "business corner" (estande para negócios). Araki afirma que o evento inova ao priorizar cursos para as crianças da região. "Durante a exposição, vamos receber cerca de dez mil alunos em cursos para motivá-los a preservar o meio ambiente." Nas três exposições há áreas reservadas para a venda de flores e plantas. Mas os eventos têm outras opções para aqueles que não querem apenas ver flores e plantas. "A exposição é um marketing da cidade, para mostrar a produção e a nossa forma de vida", diz Arnoldus Wigman, coordenador-geral da Expoflora, de Holambra. Além da decoração holandesa, a Expoflora terá conjuntos de músicas típicas e uma nova área de lazer para as crianças chamada "Zeskamp Park". O nome é uma homenagem às colônias holandesas no Brasil. A Expoflora exigiu investimento de US$ 2 milhões. No ano passado foram US$ 1,7 milhão. Sua área passou de 60 mil metros quadrados, em 93, para 70 mil metros quadrados este ano. Em Atibaia, estão programados diversos shows, com músicas e danças típicas do Japão. Texto Anterior: Mercado cresce 25% ao ano desde 1992 Próximo Texto: Brasileiros levam a melhor em Barretos Índice |
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